ATENÇÃO PROFESSOR!!

quarta-feira, 5 de maio de 2010

O menininho...

Para Refletir... O menininho

Era uma vez um menininho bastante pequeno que contrastava com a escola bastante grande. Quando o menininho descobriu que podia ir a sua sala caminhando pela porta da rua, ficou feliz. A escola não parecia tão grande quanto antes.
Uma manhã a professora disse:
‘Hoje nos iremos fazer um desenho’.
Que bom! Pensou o menininho. Ele gostava de desenhar. Leões, tigres, galinhas , vacas trens e barcos...pegou a sua caixa de lápis de cor e começou a desenhar. A professora então disse:
“Esperem ainda não é hora de começar! Ela esperou até que todos estivessem prontos.
“Agora” disse a professora, nós iremos desenhar flores.E o menininho começou a desenhar bonitas flores com seus lápis rosa,
laranja e azul . A professora disse: Esperem vou mostrar como fazer! E a flor era vermelha com caule verde.
“Assim”, disse a professora, vocês podem começar.
O menininho olhou para a flor da professora, então olhou para sua flor. Gostou mais da sua flor, mais não podia fazer isso... virou o papel e desenhou uma flor igual da professora. Era vermelha com caule verde.
Num, outro dia, quando o menininho estava em aula ao ar livre, a professora disse:
“Hoje nos iremos fazer alguma coisa com o barro.”
“Que bom’’ pensou o menininho. Ele gostava de trabalhar com barro.
Podia fazer com ele todos os tipos de coisas: elefantes, camundongos, carros e caminhões. Começou a juntar e amassar sua bola de barro. Então a professora disse:
“Esperem! Não é hora de começar! “Ela esperou até que todos estivessem prontos”.
“Agora, disse a professora, nós iremos fazer um prato”.
“Que bom pensou o menininho”. Ele gostava de fazer pratos de todas as formas e tamanho. A professora disse:
“Esperem! Vou mostrar como se faz. Assim, Agora vocês podem começar”.E o prato era um prato fundo
O menininho olhou para o prato da professora, olhou para o próprio prato e gostou mais do seu, mas ele não podia dizer isso. Amassou o barro numa bola novamente e fez um prato fundo, igual ao da professora .
E muito cedo o menininho aprendeu a esperar e a olhar as coisas exatamente como o da professora. E muito cedo ele não fazia por si próprio.
Então, aconteceu que o menininho teve que mudar de escola. Ele tinha que subir grandes escadas até a sua sala.
Um dia professora disse:
“ Vamos fazer um desenho”
“Que bom” Pensou o menininho e esperou que a professora dissesse o que fazer . Ela não disse.Apenas andava pela sala. Quando veio até o menininho disse:
- Você não quer desenhar?
-Sim, o que vamos fazer?
- Eu não sei até que você faça.
- Como eu posso fazê-lo?
-Da maneira que você gostar.
-E de que cor?
- Se todo mundo fizer o mesmo desenho e usar as mesmas cores, como eu posso saber qual o desenho de cada um?
-Eu não sei!
E começou a desenhar uma flor vermelha com o caule verde.

Helen E. Buckley










Ouro Verde

(poesia vencedora do concurso de poesias ,com o tema meio ambiente,realizado em 2008 - Mogi Guaçu)

Há mais de quinhentos anos Uirapuru nos avisa
Derramando riquezas mil com seu canto imperial
Encontrou-se um novo mundo e que animais são incontáveis
Pindorama virou Brasil no território nacional.


Terra de muita gente Arara, onça- pintada, boto,mico-leão,
De toda origem e cor peixe boi, veado-campeiro e sucuri
Mistura de credos e raças São exemplos que comprovam:
Povo de muito valor. O berço da fauna é aqui.



Patrimônio não só de cultura Há belezas por toda parte
Mas de biodiversidade natural ipês. mandacarus e seringueiras
Minérios, rios e matas que são símbolos admiráveis
Flora e fauna sem igual. das paisagens brasileiras.

Águas adocicadas Riquezas emanam da terra
Nascem molhando o chão o ouro é verde, com certeza
Chão que brota e floresce e o mundo inteiro já sabe:
Na harmônica vegetação generosa aqui é a natureza


Impressionantes ecossistemas Tanta fortuna preocupa
Chamam a atenção pois o homem tem ambição
Pois no planeta não há nada explora, desperdiça e polui
Que se compare a esta nação esquecendo-se da conservação .



Sustente e prosperidade Para que tudo não se acabe,
Oferece este pais tropical não se esgote e se renove
Equilíbrio singular é preciso investir
Do sertão ao Pantanal. E a educação é o ponto
do qual devemos partir.


Mata Atlântica, caatinga, campos, De pende de nos o amanhã
Cerrado, do ancião até a criança
São alguns pedaços do nosso chão e o conhecimento traz a chave
Geram vida e alimento que renasce a esperança.
Para cada região


Sem falar na Amazônia Se cada um fizer sua parte
Que é um espetáculo ambiental com compromisso e seriedade
Abriga milhões de espécies o futuro estará garantido
É o bioma principal. Não só ao nosso país
Mas a toda humanidade







Lixo tornou-se o grande obstáculo

O Brasil é dono de um alto potencial turístico, isso ninguém nega. Mas alguns fatores têm prejudicado a
Expansão desse importante setor econômico. O interessante é que, nos últimos tempos, houve uma mudança no tipo de
reclamação feita pelos visitantes.
Se antes o maior receio era a violência, hoje o que esta espantando os turistas é a sujeira das cidades. Segundo
levantamento da Embratur, 50 % dos turistas que visitam o Brasil reclamam do lixo encontrado em praias, ruas e outros
locais-19,2% acham que a falta de cuidado com a limpeza da cidade é o pior problema.
A realidade é que grande parte dos municípios brasileiros sofre pela falta de conservação. Basta andar por ai para observar
papéis, latas e bitucas de cigarro espalhado pelo chão.Enquanto isso , a fama de que somos sujinhos vai espalhando-se
mundo afora e o nosso turismo continua estagnado. É triste constatar que a falta de educação do povo prejudica o
crescimento de uma atividade de empregos e divisas.
Claro que existem soluções. Varias ações criadas pelo poder publico já estão sendo postas em prática com sucesso.Um
exemplo é a Operação Praia Limpa, iniciada em São Paulo e já organizada em outros Estados. Trata-se de uma ação
que promove a consciência por meio de distribuição de folhetos e sacos de lixo entre banhistas. A atividade tem rendido
benefícios para a população e para o meio ambiente, garantindo a preservação de pólos turísticos importantes para o País.
Mas isso não basta, mesmo porque i litoral não é a única região afetada. E preciso criar uma Operação Brasil Limpo,
Incentivando crianças e adultos a evitar esses atos que enfeiam as cidades e deturpam a imagem que o resto do
mundo tem os brasileiros. Se todos entenderem que o País só tem a ganhar com medidas de conservação,
logo o Brasil será uma nação mais saudável.

Augusto de Carvalho Alves. Jornal O Estado de S. Paulo. São Paulo, 20 dez. 1999,
Após 10 anos será que o problema acima abordado foi resolvido?

Valdinéia Santos Santana.

15 comentários:

Escola Colibri em Rede disse...

Primeiramente gostaria de agradecer a Valdinéia, por tamanha dedicação ao “encarar o blog de frente” apesar de ser uma ferramenta ainda tão complicada para todos nós.
Em segundo lugar, quero parabenizá-la por tamanha sensibilidade ao selecionar textos tão poéticos e ao mesmo tempo com auto teor de criticidade.
A poesia “O menininho...” é linda e emocionante, me fez arrepiar!!! Infelizmente ainda nos pegamos incentivando a “reprodução” e não a “criação” em nosso cotidiano escolar. Tenho certeza que essa reflexão deve ser feita com maior profundidade por todos nós. Cada vez que elaborarmos uma matriz, planejarmos uma atividade, elaborarmos uma avaliação, selecionarmos um repertório musical para eventos e atividades em sala, devemos nos perguntar: A qual tipo de educação acredito? A que ensina a reprodução ou a que ensina a criação? A que aprisiona ou a que liberta? Acima de tudo... eu realmente acredito na educação??? Essa pergunta é ainda mais importante e deve ser feita a cada momento primeiramente por nós mesmos.
A segunda poesia também é muito bonita, acho que nossos alunos devem conhecer e escrever muita poesia. Fica aqui a dica!!!
A matéria sobre o lixo é muito importante. Para amenizar esse tipo de transtorno a própria população deveria fazer a sua parte, tem hora que não dá para “cruzar os braços” e ficar esperando as autoridades fazer alguma coisa. Temos que ensinar os nossos alunos, desde crianças, a se incomodarem com esse tipo de situação. Aproveitem o dia a dia escolar para desenvolver esses valores nos nossos alunos.

Poliana Diniz

Escola Colibri em Rede disse...

Parabéns Val,pelo compromisso e dedicação ao postar o primeiro texto após a reunião.Você teve muita sensibilidade ao escolher os textos e a poesia.

Giselda Queiroz

Escola Colibri em Rede disse...

Gostei muito dos textos, vou ler com calma posteriormente e dar minhas contribuições...

Carlos

Escola Colibri em Rede disse...

Eu já conhecia o texto "O Menininho" e adoro!Acredito que os alunos precisam de uma referência mas não deve ser imposta, em nenhum momento , a utilização dessa como modelo para cópia. Gosto muito de falar para os meus alunos do valor da criação, valorizar o traço individual, o olhar que cada um tem do mundo e que estou ali para ensinar a utilizar melhor a capacidade de cada um, trabalhando a ocupação de espaço e mais inúmeros fatores que podem contribuir para que eles consiguam se expressar melhor no trabalho de arte. Nossa missão é orientar à busca do seu próprio caminho, da sua identidade.
Profª Márcia

Fernanda Rosa disse...

Adorei o texto do Menininho!!As vezes queremos moldar nossos alunos ao nosso jeito, evitando que eles nos mostre as suas riquezas.E até mesmo sobre as questões ambientais.Buscamos mostrar verdades feitas, e nos esquecemos da realidade, do mundo que cerca os nossos estudantes, os problemas ambientais que os cercam.Parabens

Escola Colibri em Rede disse...

Val, muito bom os textos postados, acredito que mesmo depois de 10 anos, o problema abordado no terceiro texto não tenha sido resolvido.
Profº Simone

escolacolibriemrede.blogsport.com disse...

Adorei as poesias, nos mostra como é importante valorizar e respeitar a capacidade e a criatividade de nossas crianças.
No terceiro texto percebe-se que o lixo ainda continua sendo um grande problema.

Profª Vandirlene

Escola Colibri em Rede disse...

O texto “Menininho” reforça que devemos respeitar as produções de nossos alunos, pois sabemos que é por meio do desenho, que a criança cria e recria individualmente, além de desenvolver a imaginação, reflexão e sensibilidade. Assim, desenhar, pintar, investigar, conhecer, apreciar e construir faz parte do aprendizado.
A poesia sobre o meio ambiente e o documentário sobre o lixo, mostra a necessidade de continuarmos nossa luta árdua, em medidas que podem ser tomadas por nós educadores, juntamente com a comunidade escolar e nossos alunos para a reversão de quadros tão indesejáveis no nosso meio ambiente.
Vamos em frente!

Professora Maristela.

Escola Colibri em Rede disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Escola Colibri em Rede disse...

Val, parabéns pela escolha do texto do menininho! Ele reflete o quanto, nós, ainda tolhimos as iniciativas de nossos alunos porque queremos uma sala de crianças que fossem ideais, mas na verdade, trabalhamos com alunos reais, cheios de expectativa, desejos, vontades, sonhos e nós, insistimos em deixar de perceber isso, achando que fazer tudo igual é mais fácil para nosso trabalho. Temos muito ainda que aprender sobre muitas coisas que dizem respeito à educação e, a principal delas, que criança é criança e isso a gente não pode mudar!

Profª Patricia Pacheco

Escola Colibri em Rede disse...

O texto nos faz refletir que a criança tem suas próprias idéias e interpretações, cabendo portanto a nós educadores acreditar e estimular o potencial da criança.

Os textos seguintes nos mostram a importância da preservação do meio ambiente e a conscientização de nossas atitudes diante da realidade do planeta.

Professora Luzia Helena (Lu)

Escola Colibri em Rede disse...

Val parabénso texto o menininho é muito interessante e me faz refletir que as veses queremos moldar nossos alunos sem perceber que eles devem agir, pensar da sua propria forma e que devemos estimular a criatividade de não a reprodução dos nossos atos, eles devem pensar do seu proprio jeito pois nunguém é igual a ninguém cada ser é único e devemos estimular a criação e não a reprodução.
Já a materia do lixo, gostei mais ainda porque o Brasil é um país onde o turismo é muito forte porém essa questão de conscientização ainda é pouco falada e devia ganhar mais espaço para que a conscientização seja maior.
Prof. Cléria

Escola Colibri em Rede disse...

Val, parabéns por ter escolhido textos com tanta sensibilidade e verdade! Sua escolha foi ótima e a poesia "O menininho..." é linda e me fez chorar!

Neidi - Inglês / Espanhol

Escola Colibri em Rede disse...

Parabéns pela escolha dos três textos. O primeiro eu já conhecia, mas é sempre bom refletirmos sobre o respeito à criatividade dos alunos. O texto poético e o informativo também são bastante úteis para o nosso projeto. Obrigada,

Dalva

Anônimo disse...

Jackpot city casino site | Free and real money online casino
Jackpot city casino site - Play 메리트 카지노 쿠폰 £10, Get 30 Free Spins Welcome Bonus at Jackpotcity Casino with Welcome you can use your welcome bonus at one of 제왕카지노 the many real 카지노 money online